domingo, 9 de agosto de 2009

Enéias no mundo dos mortos



Enéias, filho da deusa Vênus e do humilde pastor de Tróia, Anquises, é conhecido como o pai dos romanos. Ele foi um dos grandes guerreiros da cidade de Tróia, sitiada pelos gregos durante muitos anos. Quando os gregos capturaram a cidade, ele escapou, carregando o pai nas costas. Depois de uma longa caminhada, chegou à Itália.
No caminho, Enéias passou por muitas aventuras. Seu pai, Anquises, morreu; ele amou e perdeu a rainha Dido, de Cartago. Mas em todos os momentos a vontade dos deuses, e seu próprio grande destino, o guiou.
Aconteceu que, em sua jornada, Enéias e seus navios chegaram a Cuma onde Sibila morava em sua caverna, dizendo as profecias do deus Apolo em uma voz que ecoava pelas centenas de bocas da caverna. O templo de Apolo em Cuma foi encontrado por Dédalo , no lugar onde ele aterrissou depois de seu vôo desde Creta. Foi o próprio Dédalo quem forjou as portas de ouro do templo, com todas as cenas da historia do rei Minos, a rainha Pasífae e o Minotauro. Todas as cenas, menos uma. Duas vezes Dédalo tentou mostrar a queda de seu filho Ícaro, mas suas mãos tremeram muito e ele não conseguiu.
Enéias encontrou Sibila, e ela respondeu a suas perguntas sobre o futuro. Então ele perguntou: "É verdade que o portão do Mundo dos Mortos é aqui? Pois eu gostaria de olhar mais uma vez o rosto do meu pai."
Sibila respondeu: "A porta do Mundo dos Mortos está sempre aberta e é fácil passar por ela. Mas voltar é difícil. Se você for, leve um ramo de ouro do bosque sagrado como oferenda para Prosérpina, rainha do Mundo dos Mortos. Eu lhe guiarei".
Enéias pegou o ramo, que brilhou enquanto eles entravam no buraco negro de onde o ar envenenado do Mundo dos Mortos sai para o céu aberto. Caronte, o severo barqueiro, levou-os pelo Rio Estige, que cerca o Mundo dos Mortos.
No reino escuro, Enéias viu muitos a quem conhecia – até Dido, sua amada, mas não podia lhe falar. Ele passou pelas punições eternas de Tártaro, e finalmente chegou aos prados abençoados dos Elísios. Ali, encontrou o fantasma de seu pai.
"Pai", gritou Enéias, "deixe-me abraçá-lo". Mas quando ele pôs os braços ao redor de Anquises, foi como tentar agarrar a névoa.
Perto deles, Enéias viu inúmeras almas sofregamente bebendo das águas do esquecimento do Rio Lete.
"Por que as almas querem se esquecer desse lugar maravilhoso e voltar à dura vida do mundo?", perguntou.
Anquises respondeu: "No começo, tudo era puro espírito. Um pouco desse espírito se consome no corpo de cada pessoa. Mas somos destinados à vida, compelidos pelo amor e pelo temor. Poucas almas desejam permanecer nesses campos até que o círculo do tempo se complete, quando nos transformaremos em puro espírito outra vez. A maioria das almas anseia, mais cedo ou mais tarde, pelo céu aberto, e vêm para beber o esquecimento e nascer outra vez".
Anquises então mostrou para Enéias uma visão gloriosa: a nobre raça de seus descendentes. Anquises disse que eles se chamariam Romanos e criariam um grande império que duraria centenas de anos. Finalmente, pai e filho tiveram de se separar. Enéias e Sibila tomaram o caminho de volta à terra da vida, enquanto Enéias meditava sobre o magnífico destino que os deuses haviam lhe outorgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário